Início > eventos, liberdade de conhecimento, software livre > I Encontro Livre – Relato do segundo dia

I Encontro Livre – Relato do segundo dia

Estou aqui para fazer um breve relato do segundo dia do I Encontro Livre. Gostaria de dizer logo que o segundo dia foi BEM melhor, pois ganhei uma camisa no sorteio ;)

Wikicionário

O evento teve início com a palestra de Fred Maranhão que fez uma explanação geral do que é e como funciona o wikicionário. O palestrante mostrou toda a estrutura do projeto, dos servidores até a página. A palestra gerou uma discussão muito boa sobre veracidade de conteúdo e confiabilidade. Houve também explanação de como os administradores do wikicionário caçam os vândalos(termo usado para pessoas que alteram o conteúdo de forma danosa).

O Caminho do software livre até o usuário final

O foco dessa apresentação foi mais para o público iniciante, porém Ivan Valentim trouxe experiências de migração e inclusão digital do interior, assim seus cases saíram do habitual. Nesta palestra, Ivan deu ênfase ao uso do linux mostrando suas vantagens e desvantagens, além de questionar o uso massivo do windows. O palestrante manteve também posição sobre a importância da inclusão digital.

Software livre: promotores do conhecimento e da inclusão digital

Jean Souza Martins trouxe um pouco de sua experiência na área de educação. O mesmo atua na prefeitura do recife, numa unidade de tecnologia (UTEC). Ele explanou sobre a importância dos softwares educativos, trazendo exemplos de alguns, falou também sobre a importância do compartilhamento(assim como os dois outros palestrantes). Ele trouxe uma distribuição GNU/Linux que a prefeitura adotou em suas escolas, chamada Linux Educacional que já está na versão 3.0.

Mostra de filmes produzidos com Blender

Foram passados alguns curtas de qualidade gráfica excepcional. O Blender não fica atrás nessa questão. Além dos curtas do Blender, foi passado uma vivência de cultura digital (não recordo o nome nem o lugar onde ocorreu), com diversos movimentos sociais, além de metareciclagem.

Bem gente, vou ficando por aqui, até porque nem tenho muito tempo para relatar. Aguardo vocês neste terceiro dia.

Anúncios
  1. 8 de julho de 2009 às 19:37

    1. Tava lendo Alice no País das maravilhas e usei mto o Wikicionário, e gostei mto. Agora ele ainda tah engatinhando em português…
    2. Tua camisa tem algum pinguim? XD
    3. Seria interessante demonstar a economia da Prefeitura s ela kisesse adotar software livre em detrimento do pago, em reais/ano…serah q alguém tem essses dados?
    ^^

  2. 15 de julho de 2009 às 20:10

    putz, o problema na prefeitura é também de falta de pessoal e interesse de gestão.

    • Isaac Filho
      16 de julho de 2009 às 16:55

      Ou pior, quando a gestão até se interessa, vem outra de descontinua. E nem precisa ser uma mudança brusca, até no mesmo partido acontece isso.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: