Início > liberdade de conhecimento, licenças > Museu proíbe fotos de domínio público na wikimedia

Museu proíbe fotos de domínio público na wikimedia

“SÃO PAULO – A Wikimedia Foundation voltou a se pronunciar sobre o polêmico caso da divulgação das fotos de alta qualidade do museu de arte londrino National Portrait Gallery, em seus domínios.

A galeria artística alega que não autorizou um dos colaboradores da Wikipedia a usar “medidas técnicas” para copiar as imagens de alta resolução e disponibilizá-las na rede. Semana passada, advogados do museu acionaram uma ação legal contra o usuário para retirar as reproduções do ar – ainda intactas.

Em resposta à atitude, a fundação que é responsável pela enciclopédia virtual, diz que as imagens são de domínio público devido às datas de criação.

”Tanto a Wikimedia quanto NPG concordam que as pinturas representadas nestas imagens são de domínio público – muitos dos retratos têm centenas de anos, tempo que extingue os direitos de autor”, escreveu Erik Moeller, diretor da Wikimedia Foundation, no blog oficial.

“No entanto, NPG argumenta que detém direitos autorais sobre a reprodução dessas imagens (enquanto também controlam o acesso aos objetos físicos)”, comunicou Moeller, que não concorda com a posição do museu. “A Wikimedia Foundation não tem razão para acreditar que o usuário em questão tenha violado qualquer lei aplicável, e nós estamos explorando maneiras para auxiliá-lo”.

O National Portrait Gallery não quer as imagens digitalizadas em outros sites, além do próprio. Os advogados do museu defendem a tese de que o site gastou muito para trazer uma maior resolução às obras (cerca de um milhão de libras esterlinas) para outros usuários.

A Wikimedia Foundation declara que “instituições culturais não deveriam condenar voluntários da Wikimedia: eles deveriam juntar forças em uma missão compartilhada”.”

Fonte: INFO Online

Anúncios
  1. 28 de julho de 2009 às 16:47

    Deviam divulgar msmo! Qto maior o acesso à cultura, melhor.
    P q fazer tanta kestaum? D q importam os meios?
    Gastam 1 fortuna e o os outros, 1 besteira. E akbam atingindo as mesmas metas!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: