Início > curiosidades, sociedade > Na França: lei rigorosa não diminui pirataria

Na França: lei rigorosa não diminui pirataria

Fonte: Guia do Hardware

É interessante observar os resultados de leis cibernéticas em outros países. Já se passou um semestre desde que a França anunciou leis severas de políticas contra a pirataria, conhecida como “three-strikes”, ou “Hadopi” (que a partir do francês, significa “Alta Autoridade para a Difusão de Obras e a Proteção dos Direitos na Internet”), e a apesar da ameaça de enormes consequências, o download ilegal está mais forte do que nunca.

A lei possui o apelido “three-strikes” porque é baseada em três ações: ao infrator são dadas duas advertências, e na terceira vez recebe uma punição que pode incluir o banimento da Internet, uma multa de até 415 mil dólares, e até dois anos de prisão. Os defensores do Hadopi acreditavam que tais sanções convenceriam as pessoas a pararem de baixar conteúdos protegidos por direitos autorais, mas aconteceu justamente o contrário: a nova lei forçou os franceses a buscarem alternativas.

A taxa de pirataria aumentou em 3% desde que a lei foi introduzida no país, segundo a Universidade de Rennes. Apesar do uso do BitTorrent cair de 17,1% para 14,6%, os usuários que pararam de lidar com Torrents começaram a usar serviços de streaming ou sites de compartilhamento pessoal de arquivos, que não são cobertos pela Hadopi.

Outro ponto interessante é que metade de todos os usuários de P2P que baixam conteúdo ilegal também compram conteúdo online, segundo a pesquisa. Isso sugere que, se a conexão com a Internet de determinado usuário for bloqueada nos termos da Hadopi, a indústria do entretenimento pode perder receitas, tornando a nova lei contraproducente.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: