Início > dicas, GNU/Linux, migração, software livre > Wine 1.2 lançado! Agora com suporte 64bits

Wine 1.2 lançado! Agora com suporte 64bits

Ótima notícia, brindemos com uma taça de vinho. Aguardava e muito o lançamento do wine  com suporte a 64bits. O wine era um dos poucos programas que eu sentia falta desde que comecei a usar o slackware plataforma 64 bits.

Depois de anos de intenso desenvolvimento até que se produzisse a versão 1.0, os desenvolvedores  do projeto Wine lançaram agora a versão estável 1.2. Entre as melhorias incluem-se: suporte para aplicações de 64 bits e um melhor suporte às bibliotecas Direct3D 9 e 10 que permitem, por exemplo, executar de forma quase perfeita jogos de última geração como Warcraft III, Counter-Strike, Command & Conquer III, Half Life 2, etc. Segundo a AppDB (página que compila informações sobre a “compatibilidade” com Wine de cerca de 15.000 aplicações) há mais de 2.600 aplicações classificadas como “Platinum” e quase 2.300 como “Gold”. Uma grande notícia para todos aqueles que seguem “presos” ao Windows pela impossiblidade de utilizar certas aplicações em sistemas operacionais concorrentes.

Fonte: Notícias Linux

  1. 9 de setembro de 2010 às 17:17

    Eu estou iniciando no Linux e estou testando o Wine, com Ubuntu 10.04 64 bits e o jogo NFSU fica muito lento, apesar de ter um equipamento não muito básico: Core2Duo 2,43, 3Gb RAM… não consegui fazer nada funcionar no Wine, mas ainda estou testando.

    • Isaac Filho
      9 de setembro de 2010 às 17:32

      Pois é amigo, pra falar a verdade não testei jogos ainda…

      Eu fiquei de fazer um teste no Age Of Empires 1, para um amigo meu que gosta do jogo e está usando GNU/Linux atualmente.

      Uma dica é você entrar no site do wine e verificar se o jogo, ou programas que você quer rodar funcionam bem, médio, ruim ou não funcionam… Eu sempre checo lá para ficar ciente das limitações.

      Abraços

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

